Portal da Cidade Maricá

Novembro azul

São Gonçalo realiza ações pela campanha Novembro Azul

Atividades têm o objetivo de alertar aos homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Publicado em 02/11/2022 às 07:35

Com o tema “Homem: Saúde é vida! Cuide-se de novembro a novembro”, a equipe do Programa Integral da Saúde do Homem e do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps), ambos da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo (Semsa), vão realizar palestras e atividades sobre a campanha Novembro Azul.

As ações, incluindo a Operação Saúde, vão acontecer nas unidades de saúde e locais públicos durante todo o mês.

A campanha tem o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que pode ser detectado através de alteração em um tipo de exame de sangue chamado de PSA (sigla em inglês de Prostate-Specific Antigens, que significa Antígeno Prostático Específico), e do exame de toque.

As palestras e rodas de conversa vão acontecer nos cinco polos sanitários, nas quatro clínicas gonçalenses e dois PAMs.

A maior parte das unidades vai contar com a palestra “Homem: Saúde é vida! Cuide-se de novembro a novembro” e com a roda de conversa sobre “A importância do autocuidado, prevenção e promoção à saúde do homem”, com a coordenadora Maria Netto, do Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde do Homem. Urologistas e psicólogos também vão abordar temas referentes à campanha.

“Alguns locais, além das palestras, ainda oferecerão testagem das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), orientação sobre planejamento familiar e vasectomia, risco do tabagismo, realização de atividade física e aferição de pressão arterial e glicemia. O objetivo é alcançar o maior número de homens com informações que podem evitar o câncer de próstata ou diagnosticá-lo precocemente”, explicou Maria Netto. 

A Operação Saúde, que é realizada pelo Neps, vai contemplar os homens em três bairros: Alcântara, Neves e Centro, das 10h às 14h, e o diferencial será a possibilidade de realizar o teste rápido do PSA.

Os gonçalenses também receberão orientações e poderão realizar agendamentos de consultas.

Na operação, a Semsa oferecerá serviços dos programas das subsecretarias da Atenção Básica e de Saúde Coletiva.

No local, os participantes poderão conhecer e saber o que é oferecido nos programas da saúde da mulher, homem, idoso, população negra, criança e adolescente, hanseníase, tuberculose, diabetes, hipertensão, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e tabagismo.

Além de conhecer os programas, a ação fará testagem rápida de sífilis, HIV e hepatite; vacinação contra o coronavírus e gripe; aferição de pressão e glicose e distribuição de cloro em pastilha pela Vigilância em Saúde Ambiental para as pessoas que ainda não têm água tratada.

“A Operação Saúde completa um ano, pois começou na campanha do Novembro Azul do ano passado com o nome de Blitz do Homem, que tornou-se um sucesso e ganhou o nome de Operação Saúde para acontecer durante todo o ano e beneficiar vários públicos. É um prazer realizar essas ações, que já tornaram-se políticas públicas para ajudar a população”, explicou a coordenadora do Neps, Aline Serra.


Programação:


Sexta (04/11): Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, Portão do Rosa, às 9h


Terça (08/11): Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, Jardim Catarina, às 9h

Terça (08/11): PAM Coelho, às 13h


Quarta (09/11): Operação Saúde no Calçadão de Alcântara, às 10h


Quinta (10/11): Clínica da Família Dr. Zerbini, Arsenal, às 10h


Quarta (16/11): PAM Neves, às 10h


Quinta (17/11): Clínica Gonçalense do Mutondo, às 9h


Sexta (18/11): Clínica Municipal do Barro Vermelho, 10h


Segunda (21/11): Polo Sanitário Washington Luiz, no Zé Garoto, às 9h


Quarta (23/11): Clínica Marambaia, às 9h


Quarta (23/11): Polo Sanitário Rio do Ouro, às 13h


Quarta (23/11): Operação Saúde na Praça Luiz Palmier, Rodo, às 10h


Quinta (24/11): Polo Sanitário Hélio Cruz, Alcântara, às 9h


Quarta (30/11): Operação Saúde em Neves, às 10h

Fonte:

Deixe seu comentário