Portal da Cidade Maricá

Outubro Rosa

Unilasalle Rio promove debate sobre aspectos psicológicos de prevenção ao câncer

A instituição realizará as transmissões ao vivo por meio de sua rede sociais entre os dias 27 e 29 de outubro

Publicado em 22/10/2020 às 05:00
Atualizado em

O equilíbrio emocional é um dos principais aliados no tratamento da doença. (Foto: Adragi)

O mês de outubro é marcado por uma série de ações em prol da mobilização e conscientização para o controle do câncer de mama. Muitas mulheres ao serem diagnosticadas sofrem por conta da doença, principalmente aquelas que precisam fazer a mastectomia (retirada cirúrgica de toda a mama), isso pode provocar um desequilíbrio emocional.

Portanto o equilíbrio emocional é um dos principais aliados no tratamento da doença. Com o intuito de ampliar o conhecimento a cerca do tema o Unilasalle-RJ realizará debates sobre o tema, entre os dias 27 a 29 de outubro, a partir das 20h30.

O evento será virtual, cujo tema principal é "Outubro Rosa - Aspectos Psicológicos do tratamento e prevenção do câncer". De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é a doença que mais atinge as mulheres no país. Em 2019, foram registrados aproximadamente 59.700 novos casos, representando uma incidência de 51,29 casos por 100 mil mulheres.

“A questão do câncer durante muito tempo foi tabu e até hoje temos dificuldade de falar sobre o assunto. Toda doença mobiliza fatores psicológicos e, no caso do câncer, remete a receios, medos, estresse, ansiedade, sentido da vida, autoimagem entre outras questões. Debater é refletir com uma contribuição singela, porém de alta relevância. Falar sobre esta doença pode ajudar mulheres a iniciar o tratamento o mais cedo possível”, explica o coordenador do curso de Psicologia do Unilasalle-RJ e organizador da ação, Luis Antônio Campos.

As transmissões ao vivo acontecerão conforme programação abaixo e o link para acesso será disponibilizado na semana do evento pela página oficial do Instagram da Unilasalle (@unilasallerj).


Programação


Câncer de mama: Perceba o risco. Uma perspectiva sistêmica

Dia: 27 de outubro (terça-feira)

Horário: 20h30

Palestrantes: Ana Cristina Barros Froes (mestre em Política Social e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Psico-oncologia – SBPO/RJ) e Thereza Cypreste (membro da Sociedade Brasileira de Mastologia e fundadora da ADAMA – Associação dos Amigos da Mama de Niterói)


Aspectos psicológicos da pessoa frente ao câncer

Dia: 28 de outubro (quarta-feira)

Horário: 20h30

Palestrantes: Elisabete Shineidr (mestre em Psicologia Social)


Qualidade de vida e a importância da imagem corporal para pacientes de câncer de mama

Dia: 29 de outubro (quinta-feira)

Horário: 20h30

Palestrantes: Ludmyla Dornelas Magalhães (especialista em Psico-oncologia)


Fonte:

Deixe seu comentário