Portal da Cidade Maricá

Saúde

Vacinação contra poliomelite e multivacinação começa hoje em todo país

Campanha de vacinação ocorrerá até o dia 30 de outubro

Publicado em 04/10/2020 às 23:52

A estimativa do Ministério da Saúde é que haja no país 11,2 milhões de crianças nessa faixa etária (Foto: ASCON SC)

A Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite para crianças até 5 anos começa nesta segunda-feira (05/10). A campanha ocorrerá entre os dias 05 e 30 de outubro em postos de saúde de todo país.

Mesmo diante da atual situação da pandemia os órgãos de de saúde alertam sobre a importância de manter as crianças vacinadas. Para isso haverá uma mobilização nacional de vacinação no dia 17 de outubro (sábado)

Também a partir desta segunda-feira, inicia-se a campanha nacional de multivacinação. Crianças e adolescentes menores de 15 anos, não vacinados ou com esquemas incompletos de qualquer vacina, devem comparecer às unidades de saúde para atualizar a caderneta de vacinação. 

No público-alvo da campanha contra a poliomielite estão crianças menores de 5 anos de idade, com estratégias diferenciadas para crianças com até 1 ano incompleto e para aquelas na faixa etária de 1 a 4 anos. A depender do esquema vacinal registrado na caderneta, a criança poderá receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), como dose de reforço ou dose extra, ou a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), como dose de rotina.


Doença

A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos. 

A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual. Cuide da saúde do(a) seu(sua) filho(a).


Covid-19

A rede pública segue orientação do Ministério da Saúde para que seja adotada medidas de prevenção contra a covid-19, para garantir a segurança das pessoas que comparecerem aos postos.  Entre elas estão as unidades de saúde deverão garantir a administração das vacinas em locais abertos e ventilados; disponibilizar local para lavagem das mãos ou álcool em gel; orientar que somente um familiar acompanhe a pessoa a ser vacinada e realizar a triagem de pessoas com sintomas respiratórios antes da entrada na sala de vacinação. 

De acordo com o Ministério da Saúde, até o momento não há contraindicação médica para vacinar pessoas com infecção pelo novo coronavírus.

O ministério ressalta que durante as campanhas, as cadernetas de vacinação serão avaliadas para permitir a atualização das doses em atraso, atendendo os esquemas preconizados pelo Programa Nacional de Imunizações. 

Fonte:

Deixe seu comentário