Portal da Cidade Maricá

Preservação

Grupamento de São Gonçalo volta a reforçar segurança em área ambiental

APA Estâncias de Pendotiba, no bairro Maria Paula, atrai adeptos de caminhadas

Publicado em 29/06/2021 às 08:41

O grupamento voltou a ficar baseado na APA, desde 16 de junho. (Foto: Renan Otto / PMSG)

O Grupamento de Proteção Ambiental (GPAm) de São Gonçalo voltou a ficar baseado na Área de Proteção Ambiental (APA) Estâncias de Pendotiba, no bairro Maria Paula.

As equipes haviam sido deslocadas para reforçar a segurança e o ordenamento nos doze pontos de vacinação da cidade, desde o início da campanha de imunização, e voltou diariamente ao local desde 16 de junho.

"Para mim, é muito gratificante dar continuidade a um trabalho que já estávamos desenvolvendo e a atual gestão facilitou, com essa ação integrada com a Secretaria de Meio Ambiente, em especial o setor de Áreas Verdes, que vem se empenhando muito nas nossas reivindicações. Além disso, com todo suporte do prefeito Capitão Nelson e do Comandante Antonio Machado dos Santos, conseguimos preservar o patrimônio e dar segurança aos munícipes que visitam diariamente a APA", disse Paulo Fernando, inspetor do GPAm.

Com verde para todos os lados e uma obra de Marcelo Eco, o espaço conta com um terceiro fator para os praticantes das atividades físicas: a segurança.

"Segurança é muito importante. Fui assaltada há 20 dias, fora dos domínios da APA, e ter a presença do grupamento aqui nos dá tranquilidade para caminhar todos dias", disse Rosangela Ornellas, de 63 anos, moradora de Maria Paula, que realizava a caminhada com Célia Martins, de 52, e também moradora do bairro.

"Ter a presença dos guardas aqui faz toda a diferença. Com a cabeça tranquila, conseguimos nos concentrar mais e curtir esse visual da nossa cidade", ressaltou.

Curso - Uma vez na semana, os agentes participam do curso de capacitação, realizado no Centro de Convivência Socioambiental da Mata Atlântica.

O curso de capacitação do GPAm é uma iniciativa do Programa Municipal de Educação Ambiental (Promea) e visa contribuir na construção da identidade dos agentes, bem como criar, fortalecer e aperfeiçoar ações para a preservação e conservação do meio ambiente do município, através do desenvolvimento das funções e competências específicas desses profissionais.

Nesta segunda-feira (28), os agentes participaram das aulas dos módulos de Legislação do Exercício da Guarda Municipal e Atribuições da Guarda Ambiental (leis e decretos).

Grade - A grade curricular do curso de capacitação, com atividades práticas e teóricas, é dividida em oito áreas de reflexão:

O papel do GPAm e a Guarda Municipal; Ética, Cidadania e Direitos Humanos; Formação Básica; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Cidade; Questões Globais do Meio Ambiente; Questões Locais do Meio Ambiente; Legislações Ambientais Nacionais e Legislações Ambientais Municipais.

O curso tem duração total de 164 horas, divididas em aulas on-line e presenciais durante a semana, além de atividades complementares e projeto de conclusão.

Promea - O programa atua sob a coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e visa elaborar, implementar e monitorar a política municipal de educação ambiental, buscando incentivar o desenvolvimento sustentável em todo o município.

Fonte:

Deixe seu comentário