Portal da Cidade Maricá

Patrimônio natural

Lagoa Vermelha, em Saquarema, é comparada ao Mar Morto pela hipersalinidade

Importante ponto de visitação turística no município tem águas cristalinas com propriedades medicinais

Publicado em 08/05/2021 às 21:20

Vista aérea da Lagoa Vermelha, em Saquarema. (Foto: Reprodução/ Bafafá)

No município de Saquarema, encontra-se a Lagoa Vermelha, que chega a ser comparada ao Mar Morto, devido a hipersalinidade de suas águas.

A presença de hidrogênio sulfuroso é excelente para banhos medicinais.

Segundo Manoel Vieira, secretário de Cultura de Saquarema, trata-se um ponto de visitação, cultura e ciência muito importante da cidade e Saquarema se orgulha muito de ter a Lagoa Vermelha como um de seus patrimônios:

“São águas cristalinas e a pessoa não afunda, então o pessoal costuma chamar de Mar Morto de Saquarema, por conta da hipersalinidade da água“.

O nome, Lagoa Vermelha, se dá por conta de algas avermelhadas que encontram-se na lagoa.

No local, a vegetação é de restinga, com bromélias colorindo a orla. Liga-se à lagoa de Araruama através de uma vala por dentro das salinas que existem a sua volta.

lagoa é feito por uma trilha de aproximadamente 40 minutos de caminhada.

A visitação deve ser feita com guias ambientais devidamente habilitados para evitar o impacto ao local.

A Lagoa Vermelha é Patrimônio Natural, Geológico e Científico do município de Saquarema.

O local abriga espécies ameaçadas de extinção e endêmicas, como o Formigueiro-do-litoral, a Borboleta-da-praia, a Bromélia-gravatá, o Sabiá-da-praia, entre outros, caracterizando um ambiente sensível e que merece cuidados.

“A importância da Lagoa Vermelha para Saquarema é enorme. É um patrimônio geológico, tem estromatólitos, que são fósseis vivos, uma das primeiras formas de vida marinha, então isso é um ponto de pesquisa que são primordiais; tem dolomitas, que são formas geológicas especificas dessas região, que têm um destaque e uma formação específica naquela área que é importante de registrar“, destacou Manoel Vieira, reforçando a importância da Lagoa para o município.

Fonte:

Deixe seu comentário