Portal da Cidade Maricá

Turismo

Maricá lança plataforma online com cursos de qualificação turística

Objetivo é difundir todas as ações, eventos e destinos que o município oferece para moradores e turistas e implantar sistema de classificação de hospedagem

Publicado em 10/06/2022 às 16:37

Lançamento da plataforma de capacitação turística. (Foto: Anselmo Mourão/PMM)

A Prefeitura de Maricá lançou oficialmente nesta quarta-feira (08/06) a plataforma UpTur (de ensino a distância) com cursos gratuitos voltados à qualificação turística inicialmente para agentes de trânsito, guardas municipais e funcionários (fiscais e motoristas) da Empresa Pública de Transportes (EPT).

O projeto integra o Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico Sustentável – Maricá 2030 – e tem o objetivo de difundir todas as ações e eventos que o município realiza para moradores e turistas, além de implantar classificação de hospedagem.

As inscrições são feitas no site https://marica.upturcursos.com.br/. Em seguida, a qualificação será estendida aos motoristas de aplicativos e de vans, aos trabalhadores informais de gastronomia de rua e aos servidores públicos da Prefeitura.

O secretário de Promoção e Projetos Especiais, José Alexandre, disse que os cursos são rápidos, com 10 minutos por aula e o aluno escolhe se faz tudo no mesmo dia ou diluído durante a semana.

“Para ser aprovado, o aluno responde um quiz sobre o conteúdo aplicado. O objetivo é que as pessoas saibam informar sobre o que fazer na cidade, os eventos turísticos e que possam receber bem os visitantes. Também vamos oferecer um curso de inglês básico, com aulas presenciais na sede do UPtur (Centro), aos agentes de turismo da cidade”, destacou José Alexandre.

O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Olavo Noleto, reforçou que o município está criando um novo eixo econômico, principalmente com eventos de turismo cultural, e essa plataforma vai preparar a cidade para receber cada vez melhor

“Maricá está organizando a agenda de eventos com produtos turísticos, qualificando serviços e o conjunto de equipamentos da cidade, para que as pessoas de fora se hospedem aqui, usufruam dos serviços, consumam e façam circular um dinheiro novo aqui. O Espraiado de Portas Abertas, Expo Itaocaia, Pedacinho do Céu, cada projeto desses tem esse intuito. São atrativos que chamam as pessoas para conhecerem a cidade e precisamos estar preparados para recebe-las”, afirmou Olavo.


Programa Hospedar Maneiras


Uma das ações apresentadas no evento foi o Programa Hospedar Maneiras, que tem o objetivo de melhorar e adequar os meios de hospedagem da cidade com nível básico (classificação de três estrelas) conforme critérios do Ministério do Turismo.

A equipe da Prefeitura oferece consultoria e orientações técnicas para padronização dos meios de hospedagem – boa acomodação, internet gratuita, chuveiro com água quente, banheiro adaptados para Pessoas Com Deficiência (PCDs), não deixar fios expostos e pendurados pela parede, consultoria sobre fachada, paisagismo, iluminação, cardápio do café da manhã e melhor localização para recepção, além de consultorias para adequação de espaços (obras).


Calendário de eventos 2022


O secretário de Promoção e Projetos Especiais também falou sobre o projeto Maricá Mídia Sustentável em parceria com a Secretaria de Comunicação Social, do qual as lonas retiradas dos outdoors serão transformadas em bolsas, necessaires e outros itens.

Foi destaque também a Mostra Maricá de Turismo e Negócios, a Worktur, realizada em Nova Friburgo no mês de maio, que terá mais duas edições em julho (Cabo Frio) e agosto (Campos dos Goytacazes).

Outro projeto mencionado foi o de turismo rural Bem Viver Itaocaia Valley, que será lançado durante a Expo Valley, de 17 a 19 deste mês, com shows sertanejos de Bruna Viola e Renato Teixeira, na Fazenda Itaocaia, em Itaipuaçu.

Mais novidades no calendário de 2022 serão o Congresso Estadual de Guias de Turismo, dias 15 e 16/06, na Fazenda Itaocaia, com a participação de 350 guias do estado; o 5º Seminário Empresarial de Turismo em agosto; o projeto Pedacinho do Céu (julho e setembro); o Circuito Gastronômico de Inverno (08/07 a 07/08); o Festival de Frutos do Mar (19 a 21/08); e o Festival Sabores da Roça no Espraiado (16 a 18/09).

Confira todas as atrações do calendário de Maricá clicando no link - https://calendario.eventosmarica.com.br/


Fonte:

Deixe seu comentário