Portal da Cidade Maricá

Usina termoelétrica

Maricá recebe carta de intenção para construção de usina termoelétrica

Empresários representantes de grupo chinês apresentou projeto ao prefeito Fabiano Horta em reunião nesta última sexta-feira (02)

Publicado em 05/09/2022 às 15:59
Atualizado em

Esta é a segunda visita do grupo chinês à cidade. (Foto: SECOM / PMM)

O prefeito Fabiano Horta recebeu na sexta-feira (02/09) uma comitiva da construtora chinesa Gezhouba Group Corporation (CGGC) para apresentação de um protocolo de intenções com objetivo de construir uma usina termoelétrica em Maricá.

A reunião aconteceu no gabinete do prefeito e teve a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Igor Sardinha, do subsecretário Magnun Amado, do subsecretário de governo Alexandre Costa e do diretor de Indústria e Energia da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Pedro Motta.

O projeto, batizado de "Complexo Power Maricá", vai passar por diversos estudos de viabilização antes de ser iniciado, entre eles o de modelagem econômica, concessão da área, licenciamento ambiental, leilão para produção de energia elétrica, entre outros.

A instalação da usina tem objetivo de consolidar Maricá como importante polo industrial do gás natural atraindo, assim, empresas do setor.

Fabiano Horta considerou de suma importância para a cidade o interesse do grupo chinês e considera que a posição geográfica do município e a estabilidade econômico-financeira alcançada pela gestão foram determinantes para a escolha de Maricá.

“Hoje, temos uma situação bastante estável e direcionada na cidade, o que proporciona a vinda desses investimentos que geram trabalho e renda para nossa população”, afirmou o prefeito.

Um dos condutores da negociação é o CEO da construtora CGGC no Brasil, Rafael Qi, que espera que a nova usina esteja instalada na cidade nos próximos cinco anos.

"Estamos realizando os estudos conceituais para este projeto, mas os recursos naturais que já sabemos que a cidade dispõe, como o gás e o petróleo, favorecem bastante o empreendimento", informou o executivo que destacou que a termelétrica tem potencial para geração de 2.600 megawatts de energia avaliada por mês.

Para o secretário Igor Sardinha, a chegada de uma usina desse porte é mais um passo para consolidar a vocação que Maricá tem para o setor de energia.

"Sempre tivemos a clareza desse potencial da cidade e a recente licença concedida para a instalação do terminal de óleo de Ponta Negra é mais um sinal nesta direção", celebrou Sardinha.

Esta é a segunda visita do grupo chinês à cidade.

A primeira aconteceu em março deste ano quando representantes da China Gezhouba Group Corporation (CGGC) vieram em busca de informações para implantação de projetos nos setores de energia e gás natural.

A CGGC é considerada a 33ª maior empreiteira do mundo em receita contratada e atualmente executa projetos em 100 escritórios espalhados pelo mundo.

As usinas termelétricas garantem geração e distribuição de energia elétrica principalmente em períodos de crise hídrica, quando a falta de chuvas regulares causa diminuição da produção de energia das grandes hidrelétricas.

Para geração de energia, as usinas utilizam a queima do gás natural.

Fonte:

Deixe seu comentário