Portal da Cidade Maricá

Risco ambiental

Niterói tem inscrições abertas para o curso “Educação para Riscos Ambientais"

Projeto é uma parceria com a UFF destinado a professores da rede pública de educação

Publicado em 21/07/2022 às 13:37

Prefeitura de Niterói. (Foto: ASCOM/PMN)

A Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) através do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA), está com inscrições abertas para o curso "Educação para Riscos Ambientais”.

A atividade tem o apoio da Secretaria de Educação e é direcionada para os professores do ensino fundamental I e II da rede pública de educação de Niterói, oriundos de diferentes áreas do conhecimento, para um debate interdisciplinar sobre riscos ambientais e estímulo à elaboração de novos recursos didáticos.

As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de agosto pelo link l1nq.com/ay51l.

Walace Medeiros, secretário de Defesa Civil e Geotecnia, ressalta que esse é um dos projetos mais importantes do PDPA e que trata da capacitação de professores da rede pública municipal de ensino.

"É fundamental que eles tenham noções de Defesa Civil e, principalmente, conheçam a dinâmica relacionada às ações preventivas em desenvolvimento no território municipal. Esse projeto específico visa nivelar a capacitação dos professores e dar a eles condições para que, ao conhecerem melhor a dimensão dos trabalhos de Defesa Civil, possam adicionar esse conhecimento ao ensino cotidiano das crianças nas salas de aula. Entendemos que é de extrema importância o conhecimento de Proteção e Defesa Civil ser levado para as escolas e ser inserido no ambiente acadêmico através dos professores previamente capacitados, levando informações necessárias para a construção de gerações cada vez mais resilientes, a partir da cultura de proteção", explica Walace.

O secretário Municipal de Educação de Niterói, Lincoln de Araújo, salienta a importância do projeto.

Segundo ele, a Educação para a Prevenção aos Riscos é uma mola propulsora de difusão do conhecimento para realizar uma Educação Ambiental.

"O projeto sobre os Riscos Ambientais é cada vez mais importante e urgente para que possamos difundir uma cultura de prevenção na cidade. Somente assim podemos reduzir os impactos sentidos por toda a sociedade quando os eventos acontecem e até mesmo evitar desastres”, conta Lincoln.

O Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) da UFF, é uma parceria entre a Prefeitura de Niterói, a Universidade Federal Fluminense e a Fundação Euclides da Cunha.

O projeto tem como objetivo promover uma cultura de prevenção que se entende como um dos caminhos para evitar inúmeros desastres aos professores da Rede Municipal.


Serviço: Curso "Educação para Riscos Ambientais”


Inscrição dos docentes – até 2 de agosto de 2022


Período das aulas (remotas usando Google Classroom): 03/08/2022 – 31/08/2022


Encontros síncronos (uso do Google Meet): 3ª feira, entre 19:00h e 20:30h


Programação do curso: 4 aulas síncronas (1 vez por semana) + aulas assíncronas (materiais didáticos postados no Google Classroom).


OBS: É necessário que o e-mail seja “@gmail.com” para participar do curso.

Fonte:

Deixe seu comentário