Portal da Cidade Maricá

Volta às aulas

Prefeitura de Niterói prevê volta às aulas para próxima segunda-feira

Prefeitura assina acordo com MP e Defensoria Pública para retorno das aulas presenciais no 3º ano do Ensino Médio

Publicado em 02/10/2020 às 00:19
Atualizado em

Divulgação (Foto: Diário do Litoral)

Município fará um novo decreto com cronograma de abertura a partir do dia 5 e protocolos de segurança para alunos e profissionais da educação. Escolas assinarão termo de compromisso 

A Prefeitura de Niterói firmou um Termo de Acordo Judicial com o Ministério Público e a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro para a retomada das atividades presenciais das escolas no município a partir da próxima segunda-feira (05/10). Pelo acordo, será autorizada inicialmente a retomada das aulas do terceiro ano do Ensino Médio. Segundo a prefeitura se os indicadores da pandemia do novo coronavírus se mantenham estáveis por 15 dias, o decreto se estenderá, sendo permitido retorno das atividades do segundo ano do Ensino Médio. E, em mais 15 dias, será avaliada a volta do primeiro ano. O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Neves, em pronunciamento pelas redes sociais nesta quinta-feira (01/10). 

Rodrigo Neves ressaltou que, com a homologação do acordo, a Prefeitura de Niterói se compromete a revogar o decreto 13.750, que permitia o retorno das atividades presenciais para alunos do Ensino Médio no município e editar um novo, com as regras estabelecidas no acordo. Afirma ainda que será retirado o recurso contra decisão que suspendeu o retorno das atividades presenciais do setor. 

“Os protocolos de higiene e distanciamento social para o retorno das atividades presenciais serão os mesmos do decreto anterior, acrescentando um termo de compromisso a ser assinado pelas escolas que retomarão as aulas. Ao assinar, a instituição de ensino se compromete a cumprir rigorosamente as normas do decreto. Além disso, equipes das secretarias de Saúde e Educação farão fiscalização sistemática para comprovar que todos os protocolos estejam sendo cumpridos”, afirmou Rodrigo Neves. O prefeito destacou ainda a importância do diálogo entre as instituições que levou à celebração do acordo. 

“No município de Niterói, nós trabalhamos em cooperação com diversas instituições, com cada uma mantendo sua autonomia e independência. É dessa forma que Niterói está vencendo a batalha pela vida, mantendo o controle da pandemia e retomando as atividades de forma muito gradual e responsável”, destacou. 

O município já chegou a marca de 11.983 pacientes recuperados da Covid-19. Ao todo, a cidade registra 12.635 casos confirmados da doença e 136 pessoas em isolamento domiciliar sendo acompanhados pela Secretaria. A cidade registra 425 óbitos. 

Link para a live:   https://www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldeNiteroi/videos/327317188335582/

A partir de 7:30, o prefeito fala sobre retomada das aulas.


Fonte:

Deixe seu comentário