Portal da Cidade Maricá

Inclusão

Maricá tem início do curso de capacitação em braille

A formação é aberta a todos, com aulas semanais e visa melhorar atendimento a pessoas com deficiência visual

Publicado em 06/07/2022 às 17:05

Curso de capacitação em Braile. (Foto: SECOM / PMM)

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas Inclusivas, iniciou nesta quarta-feira (06/07) um curso de capacitação em braille voltado principalmente para professores, acadêmicos da área de educação, profissionais que atuam na área da deficiência visual e familiares de pessoas com a deficiência.

As aulas ocorrem sempre às quartas-feiras, das 14h às 17h, no Centro de Referência em Políticas Inclusivas (CRPI), em Araçatiba.

A capacitação, com duração de 40 horas/aula e certificado digital de conclusão, tem como objetivo divulgar o sistema de escrita tátil, transmitir conhecimentos básicos aos participantes, como técnicas de escrita e leitura, contribuindo, assim, para a melhora do atendimento às pessoas com deficiência visual no processo de inclusão social. 

Aluna do curso, Gisele Velloso é formada em Pedagogia, mora em Araçatiba há cerca de um ano e disse ter se mudado para Maricá por considerá-la uma cidade de referência, que oferece oportunidades de inclusão a todos.

"Trabalhei em uma escola no Rio onde havia crianças com necessidades especiais que passavam por processos de inclusão em sala de aula, então percebi que precisava me aperfeiçoar para ajudá-las nesses processos. Em Maricá, vi que existe a preocupação em promover essas políticas de inclusão e me inscrevi no curso", explicou. 

Responsável pela capacitação e deficiente visual, Silvan Lemos contou que começou a dar aulas de braille em Maricá em 2017, graças a um morador da cidade, que se deslocava a São Gonçalo para aprender a escrita tátil e conseguiu trazê-lo para lecionar em Maricá.

Inicialmente, ele trabalhou numa ONG de suporte a pessoas com deficiência, até se tornar funcionário da prefeitura.

"Em 2018, fui aprovado em concurso público e desde então estou aqui ensinando braille. No começo, as aulas eram dadas apenas a professores da rede pública, mas hoje são abertas a qualquer pessoa que queira aprender", afirmou ele.

Fonte:

Deixe seu comentário