Portal da Cidade Maricá

Cultura

FLISGO Prêmio Cidadania Cultural de São Gonçalo acontece hoje

A Grife da cultura na cidade de São Gonçalo fará sua premiação hoje pelo YouTube por conta da pandemia

Publicado em 19/10/2020 às 23:11
Atualizado em

O evento acontece hoje às 21h no YouTube Q-Cria! (Foto: Divulgação)

O FLISGO trata-se de um evento anual de grande capacidade mobilizatória na cidade de São Gonçalo, tendo ocupado o noticiário das mídias sociais e televisivas de grande porte, o que ocasionou uma divulgação massiva do evento e o alcance de boa parte da população. Essa é uma iniciativa do Grupo Acesso Cultural -  grupo independente, que visa potencializar visibilizar e desmarginalizar a cultura de São Gonçalo liderado por Alberto Rodrigues, o responsável ainda de outro grande evento cultural da cidade, o Festival Literário de São Gonçalo que agitou a cidade, em 2019, no Shopping Partage e que em novembro terá sua 2ª edição.

O Prêmio reconhece pessoas, instituições, movimentos, coletivos, empresas que, na cidade, fazem arte, cultura, mobilização e responsabilidade social em prol do desenvolvimento de São Gonçalo e tem por objetivo criar um marco de reconhecimento e difusão da cultura, no município de São Gonçalo a partir da instalação do Prêmio Cidadania Cultural “20 20”, além de incentivar a Sociedade Cívil Organizada e privada a investirem no crescimento e desenvolvimento do Município com ações Coletivas e Cultura Gonçalense; promover o sentimento de pertencimento e orgulho no cidadão Gonçalenses; oportunizar aos jovens ativistas gonçalense o convívio com veteranos da arte e da cultura, numa perspectiva Griô, diz o idealizador.

Alberto observa que durante muito tempo ele, seus amigos e colaboradores perceberam que a história de São Gonçalo não é contada. "Ela não é valorizada pela gestão pública, existe uma ausência de políticas públicas culturais e de classe dos fazedores de arte cultura de São Gonçalo, são os que mais contribuem para o desenvolvimento crescimento e positividade da imagem do município dos que estão fazendo cultura hoje em São Gonçalo" afirma.

São 20 categorias, sendo um homenageado e três indicados para cada categoria, no total de 60 indicados. 10 destaques e 21 homenageados, um e cada categoria. O grande homenageado do Prêmio deste ano, será o Arte Educador Juarez Mendes, um grande nome da Cultura de São Gonçalo, já falecido.

O prêmio possui um Conselho Curador formado por 08 personalidades de notório saber e uma Comissão Julgadora composta por 10 profissionais da área de comunicação, perfazendo um total de mais de 100 pessoas mobilizadas para a realização do Prêmio, além da coordenação executiva que conta com 10 pessoas.

Com a pandemia do Covid-19 voltando a preocupar os organismos internacionais de saúde e com o grande movimento de cultura nacional que a Lei Aldir Blanc provocou, o PCC do bem (como apelida o Prêmio, o seu idealizador) vem destacar a importância da cultura e de seus fazedores para a superação da crise sanitária e econômica que ainda não tem previsão para acabar.

"Sem qualquer aporte financeiro, mas com apoio de diversos artistas e pessoas da área e, ainda, com a cara e a coragem, mais uma vez estamos movimentando a cultura gonçalense. E isso é só o começo", afirma Alberto Rodrigues.

O prêmio visa valorizar a arte e cultura e um dos destaques é o Bistrô Cultural D'avó, espaço cultural onde poetas, músicos entre outros se encontraram para interagir, curtir e respirar cultura em São Gonçalo. Ele é um dos destaques.

O Bistrô Cultural D'avó esta situado na rua: Eduardo Vieira de Souza, n° 122. Centro de São Gonçalo. (Rua lateral do Rodoshopping)

O evento será online e o anúncio dos agraciados será no dia 20/10, às 21h, pelo canal do YouTube: Q-Cria! https://www.youtube.com/channel/UCp7_8ttkSmgBIos4jqzVpqw . Vale ressaltar que o evento ocorre todos anos nessa data, por ser tratar da comemoração do aniversário de Alberto Rodrigues, idealizador do projeto, o maranhense enraizado em São Gonçalo, gosta de comemorar sempre com evento s culturais. Parabéns Alberto!!!


Fonte:

Deixe seu comentário