Portal da Cidade Maricá

ARTE A CÉU ABERTO

Iniciada a pintura da "Escadaria Selaron" de Maricá

Artistas plásticos de Maricá vão homenagear pontos turísticos da cidade na pintura da escadaria que liga o Centro ao bairro Boa Vista

Publicado em 12/08/2020 às 22:10

Segundo o Secretário de Cultura, a Galeria Boa Vista será a primeira de muitas galerias de arte a céu aberto da cidade. (Foto: Marcos Fabricio / PMM)

A Prefeitura de Maricá, através do projeto “Somar Com Cultura”, iniciativa da Secretaria de Cultura e da autarquia de Serviços e Obras de Maricá (Somar), por meio da diretoria de Cidades e Jardins, deu início na manhã desta quarta-feira (12/08), na escadaria que liga o Centro ao bairro Boa Vista, a pintura da primeira galeria de arte a céu aberto do município.

A obra, que irá homenagear os pontos turísticos de Maricá, está sendo realizada por três artistas plásticos, Janine de Souza, Felipe Benicá e Yosseph Carvalho, todos integrantes do Grupo de Artistas de Maricá (GAM).

Segundo o secretário de Cultura, Sady Bianchin, a previsão é de que a pintura da escadaria seja finalizada até sexta-feira (14). 

“A Galeria Boa Vista será a primeira de muitas galerias de arte a céu aberto da nossa cidade. Queremos valorizar arte de rua, a arte urbana, o grafite, enfim, queremos que a arte esteja disponível e ao alcance de todos”, completou. 

“É sempre importante dizer que esse projeto de pintura da escadaria, que já existia e que já fazia parte da história da cidade, se tornou uma tradição no município e, por isso, a Prefeitura quer manter essa história viva para que Maricá seja reconhecida como uma cidade das artes presentes nos espaços públicos, nos espaços de convivência contemplando as mais variadas narrativas sociais”, explicou o secretário 

Para o presidente da Somar, Renato Machado, a revitalização de mais um espaço público é motivo comemoração. “Maricá é uma cidade cultural, tem muita história e temos a alegria de, não só revitalizar mais esse espaço público, mas de também estar celebrando uma grande parceria com a pasta da Cultura”, avaliou. 

Já o artista plástico e presidente do GAM, Yosseph Carvalho, disse que trabalhar na realização da nova pintura da escadaria, ao lado de Janine e Felipe, será uma experiência maravilhosa. 

“No passado o GAM foi o responsável pela primeira pintura desta escadaria, a pedido da gestão municipal da época”, lembrou Yosseph.

“Estamos voltando agora e essa é uma experiência muito boa, afinal, somos três artistas diferentes, com ideias e almas diferentes, mas que vamos trabalhar juntos com um único objetivo que é o de apresentar para moradores e visitantes os principais e mais belos pontos turísticos de Maricá”, garantiu. 

Yosseph contou ainda que mora há 30 anos em Maricá e que se orgulha em poder levar o nome da cidade que escolheu para viver a outros estados e outros países através da sua arte.

“A minha vinda para Maricá não mudou os meus traços, mas mudou a cor do meu trabalho. Maricá é uma cidade ensolarada e suas cores atraem olhares e essa galeria a céu aberto tem a missão de despertar o olhar de quem passar pela escadaria, a querer conhecer os pontos turísticos aqui representados”, concluiu o artista.

Fonte:

Deixe seu comentário