Portal da Cidade Maricá

Semana do coração

Ações de prevenção a doenças cardiovasculares em Itaboraí

Objetivo é alertar sobre os cuidados que a população precisa ter com o coração

Publicado em 27/09/2021 às 17:01

Atividades sobre prevenção de doenças cardiovasculares, na Praça Itamar.. (Foto: SECOM/PMI)

A Coordenação de Hipertensão e Diabetes da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, através do Projeto Transformar na Terceira Idade, realizou na Praça Itamar, nesta segunda-feira (27/09), a Educativa Intersetorial sobre Prevenção de Doenças Cardiovasculares.

A atividade faz parte de ações de incentivo e valorização das mudanças de hábitos saudáveis em comemoração à Semana Mundial do Coração, que antecede a data comemorada na próxima quarta-feira (29/09).

O Dia Mundial do Coração vem trazer um alerta quanto aos hábitos saudáveis para a prevenção de doenças cardiovasculares, evitando os comportamentos de risco, para viver mais e melhor no futuro.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Sandro Ronquetti, o intuito da ação é promover a saúde.

As equipes também estavam disponíveis para explicar aos presentes a importância de se alimentar corretamente.

“Resolvemos comemorar hoje com os idosos. Isso é importante porque promovemos interação entre elas, com atividades físicas variadas e para todos os gostos. As doenças cardiovasculares não são isoladas. Existem vários fatores que levam e agravam o quadro e vamos aproveitar esse momento para chamar a atenção para os cuidados necessários”, destacou o secretário.

Durante o evento, as pessoas que passaram receberam orientação para ter um coração saudável e tiveram explicação sobre controle da pressão arterial, incentivo a boa alimentação, orientação nutricional, prevenção ao tabagismo e prática de atividade física.

Esses são os principais fatores para as doenças cardiovasculares, responsáveis no Brasil, por 72% das causas de morte.

Para uma das participantes do grupo, Luciene Santos, a ação foi importante, pois segundo ela, a sua saúde mudou totalmente.

“Eu comecei em janeiro e já perdi nove quilos e estou muito satisfeita com o resultado. Desde quando comecei a participar do grupo de Perda de Peso minha autoestima aumentou. Essa ação está sendo muito boa para quem participa”, disse.

Fonte:

Deixe seu comentário