Portal da Cidade Maricá

Testagem Covid-19

Saúde dobra a oferta de testes rápidos para a Covid-19 em Maricá

Exame é oferecido nas Unidades de Saúde da Família com agendamento online

Publicado em 01/12/2022 às 07:45

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, fortaleceu o rastreamento à Covid-19 no município, dobrando o número diário de testes rápidos para identificar a doença em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) presentes nos quatro distritos da cidade.

A testagem ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, mediante agendamento pelo site bit.ly/testecovidmarica, sendo direcionada às pessoas entre o terceiro e sétimo dia de sintomas, o que inclui febre, dor de cabeça, tosse e garganta inflamada.

Além disso, com o objetivo de atender à população com mais rapidez, a Unidade Móvel se tornou um polo exclusivo para a realização de testes por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento prévio.

O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no estacionamento do shopping Boulevard Maricá, no Centro, também voltado àqueles com, no mínimo, três dias de sintomas.

Os esforços para otimizar a identificação dos casos de Covid-19 acontece em um momento que exige atenção, onde a taxa de positividade para a doença está em 38%, sendo a maioria dos casos considerados leves, apresentando apenas sintomas gripais, reflexo da vacinação avançada. Neste mês, foram feitos 5.243 testes até o momento.

A secretária de Saúde, Solange Oliveira, destacou a importância do aumento no número de testes oferecidos aos moradores, principalmente em meio à procura crescente, o que ajuda a identificar rapidamente os casos de Covid-19, iniciando o isolamento o quanto antes.

“Em meio ao crescimento dos casos de infecção pelo coronavírus em todo o país, nos mobilizamos para atender com efetividade a demanda pela testagem, dobrando o número de testes rápidos oferecidos em todas as USF. Eles são essenciais para rastrear os casos positivos para a covid-19, iniciando o isolamento dessas pessoas e evitando uma maior disseminação do vírus. Por isso, pedimos àqueles que apresentem sintomas gripais há pelo menos três dias que agendem o teste pelo site ou se dirijam à Unidade Móvel, contribuindo para que continuemos seguros e sendo exemplo na luta contra a doença”, afirmou.


Novo decreto reforça o papel das medidas de prevenção


Em outra frente, foi publicado na quinta-feira (23/11) no Jornal Oficial de Maricá (JOM), o decreto nº 938 que estabeleceu novas orientações de enfrentamento à Covid-19 na cidade.

Com isso, tornou-se obrigatório o uso de máscaras nas unidades de saúde públicas e privadas, assim como recomendada a utilização em eventos com grandes aglomerações e nos órgãos públicos.

Além disso, é indicada a utilização de máscaras no transporte público; em ambientes fechados das unidades de ensino; e por pessoas com sintomas de síndrome gripal, esquema vacinal incompleto ou apresentem fatores de risco para a Covid-19 (como idosos, gestantes, pessoas com baixa imunidade ou com múltiplas comorbidades).


Vacinação ao alcance de toda a população


A aplicação da vacina contra a Covid-19 acontece de segunda a sexta-feira no município e a dose de reforço já está disponível para diversas faixas etárias.

Os adolescentes de 12 a 17 anos podem receber a primeira dose de reforço (terceira dose) nas USF Central e Jardim Atlântico, das 9h às 18h.

A vacina para este público também ocorre nas USF São José 2, Marinelândia e Chácara de Inoã, das 9h às 16h.

Os adultos e idosos devem tomar o primeiro reforço (terceira dose) e o segundo reforço (quarta dose) em um dos polos mencionados anteriormente.

Para as crianças de 3 a 11 anos são previstas duas doses, com aplicação das 9h às 16h nas USF Elenir Umbelino de Mello (Flamengo), Bambuí e Barroco.

A USF Inoã II vacina esse grupo em horário estendido, até as 18h. Já a vacinação dos pequenos de seis meses a dois anos de idade (2 anos, 11 meses e 29 dias) com comorbidades ocorre por agendamento, através do link bit.ly/agendamentovacinainfantil


Fonte:

Deixe seu comentário