Portal da Cidade Maricá

Centro pediátrico

Saúde realiza visita às instalações do futuro Centro Pediátrico do Modesto Leal

Novo setor contará com três consultórios, com capacidade para 16 leitos, que incluem enfermaria, isolamento e estabilização

Publicado em 09/06/2022 às 11:20

Instalações devem ficar prontas até o final do ano. (Foto: Clarildo Menezes/PMM)

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu, na terça-feira (07/06), uma visita às obras do Centro Pediátrico do Hospital Municipal Conde Modesto Leal, que está em fase de readequação e tem término previsto para o final deste ano.

O espaço de referência terá três consultórios (podendo ser ampliado para quatro) e capacidade para 16 leitos destinados às crianças, entre enfermaria, isolamento e estabilização. Com a criação do Centro Pediátrico, os atendimentos serão otimizados, diminuindo o tempo de espera e contando também com maior aptidão técnica para acolher os pacientes.

A construção está sendo feita pela autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar) e possuirá também área para médicos, sala de hipodermia (medicação) com seis cadeiras e espaço de recreação infantil.

A secretária de Saúde, Solange Oliveira, participou da visita e destacou a importância do novo espaço para a cidade, fundamental para acolher de forma rápida e eficaz as crianças que precisarem de atendimento, além de melhorar o fluxo de acolhimento pediátrico no município.

“Existe um déficit de leitos pediátricos em toda a Região Metropolitana II, da qual Maricá faz parte. Por isso, identificamos essa necessidade e trabalhamos na reestruturação do espaço localizado no hospital, que será exclusivo para o atendimento de urgência e internação pediátrica. O Hospital Conde Modesto Leal é a unidade de porta aberta da cidade, sendo o melhor local para criar esse tipo de leito. Em breve, ampliaremos o atendimento pediátrico, como no distrito de Itaipuaçu, por exemplo”, ressaltou.


Centro Pediátrico alinhado às necessidades da população


O secretário de Governo, João Maurício, também esteve no futuro Centro Pediátrico e garantiu que acompanhar o andamento das obras no local é essencial, construindo um espaço alinhado às demandas da população.

“Durante a visita, verificamos o andamento das obras da nova pediatria do Hospital Conde Modesto Leal. Temos o compromisso de humanizar ainda mais os atendimentos e, em breve, vamos poder ofertar à população um local onde as crianças serão ainda melhor atendidas e com uma estrutura otimizada”, acrescentou.

Também participaram da visita o presidente da Somar, Guthyerre Alves; o diretor geral da Fundação Estatal de Saúde de Maricá, Marcelo Rosa; o superintendente da Rede de Urgência e Emergência, Andersom Fagundes; e a primeira-dama de Maricá, Rosana Horta, incentivadora do projeto e madrinha do Centro Pediátrico.


Novo espaço amplia atendimentos realizados no Hospital Conde Modesto Leal


O Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro, atende atualmente de 1.500 a 2.000 crianças por mês, com equipe completa 24 horas por dia, com três pediatras e um neonatologista por plantão, que atendem de acordo com a classificação de risco.

Nesse contexto, o Centro Pediátrico surge como uma nova referência para o atendimento pediátrico na cidade, atuando de forma ampliada ao hospital, podendo acolher um número ainda maior de pacientes, com toda a estrutura profissional e técnica.

Fonte:

Deixe seu comentário