Portal da Cidade Maricá

Feira orgânica

Araçatiba recebeu segunda edição da feira de agricultura familiar

Evento reuniu cerca de 40 expositores com venda de produtos artesanais e orgânicos de origem local

Publicado em 06/03/2022 às 10:14

Feira de agricultura familiar de Araçatiba. (Foto: SECOM / PMM)

A Prefeitura de Maricá promoveu neste sábado (05/03) a segunda edição da Feira de Agricultura Familiar de 2022, na Praça Emilton Santos, em Araçatiba, com a participação de cerca de 40 expositores locais, atração musical e sorteio de cestas.

Entre os produtos à venda, havia artesanatos, hortifrutis, bebidas e produtos caseiros, veganos e massas.

O cantor Ronaldo Valentim se apresentou tocando MPB e músicas autorais que retratavam as belezas de Maricá.

“O papel das feiras na economia da cidade é de extrema relevância porque oferece produtos naturais, orgânicos, livres de agrotóxicos, vindos direto do produtor para o consumidor. Essa iniciativa fortalece toda a rede. Além de tudo, a nossa feira ainda promove a troca de conhecimentos entre o produtor e o comprador”, afirmou o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Julio Carolino.

O professor de geografia Gabriel Balardino, de 33 anos, aproveitou a manhã para ir à feira repor a despensa de sua casa com produtos orgânicos. 

“Sempre pego um pouco de cada produto. Eu gosto especialmente por ser uma produção local e familiar. Aqui nesse quiosque estou levando geleia, mas também comprei um pouquinho de cada coisa que eu vejo por aqui”, afirmou.


Produção local


A expositora Lélia Rosa, 61 anos, que vende produtos, como acerolas, geleias, gengibre, coco e pimentas em conservas, defendeu a produção natural.

“Quem conhece o produto orgânico não quer saber de outro. Os clientes pagam um pouco mais caro, mas sabem que estão levando um produto com muita qualidade para casa. O projeto da feira é maravilhoso. É um meio de fazer Maricá crescer cada vez mais”, disse. 

Pela terceira vez participando como expositora da feira, a artesã Kátia Corrêa, 62 anos, já está conquistando clientes.

“Na feira anterior, eu doei para algumas pessoas sabão para lavar louças feito com óleo reciclado. Hoje, duas pessoas passaram aqui e disseram que amaram o produto. Eu recomendei para não jogarem óleo na natureza”, destacou.


Como ser expositor na feira


Para participar, os expositores devem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca por e-mail (agricultura@marica.rj.gov.br) ou pessoalmente na sede (rodovia Vereador Oldemar Guedes de Figueiredo km1, s/n, Ubatiba), onde são encaminhados para o setor responsável pela organização da feira.

No local é realizada uma entrevista e agendada uma visita ao produtor, para verificar se os produtos estão dentro dos padrões de qualidade. Após a checagem, uma barraca é disponibilizada na feira gratuitamente.

Fonte:

Deixe seu comentário