Portal da Cidade Maricá

Agroecologia

Estudos prevêem a utilização de resíduos orgânicos na produção de adubos

Projeto Inova Agroecologia Maricá é uma parceria da Codemar com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Publicado em 22/02/2022 às 15:31

Pesquisadores em visita ao Restaurante Mauro Alemão. (Foto: SECOM / PMM)

A Prefeitura de Maricá recebeu nesta segunda-feira (21/02) pesquisadores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) para uma visita ao Restaurante Municipal Mauro Alemão, em Inoã, e de uma granja no Retiro.

Nos locais foram feitos levantamentos dos resíduos orgânicos que podem ser utilizados na produção de insumos do Inova Agroecologia Maricá.

O projeto desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) prevê a criação e a implantação de um centro tecnológico voltado à agroecologia, em parceria com a UFRRJ.

O engenheiro agrônomo do UFRRJ, Giovane Leal de Souza Silva, destacou a importância dos estudos para alinhar as próximas etapas do Inova Agroecologia Maricá.

“Podemos usar as sobras orgânicas do restaurante e da granja na produção desses insumos. Assim conseguiremos melhorar a produção dos novos alimentos”, disse destacando que o grupo também visitou uma granja no Retiro.

O superintendente de Projetos e Arranjos Produtivos da Codemar, Clodoaldo Brandão, afirmou que está em elaboração uma agenda para estruturar os novos métodos produtivos.

“A ideia é utilizar resíduos de alimentos para abastecer as hortas do nosso município, além de construir estufas para a produção agroecológica de frutas”, acrescentou.

Fonte:

Deixe seu comentário