Portal da Cidade Maricá

Educação

Maricá mantém as aulas suspensas

Alunos e professores da rede pública e privada de ensino de Maricá farão testes de Covid-19

Publicado em 20/10/2020 às 22:53
Atualizado em

O município de Maricá mantem aulas presenciais suspensas. (Foto: Romanews)

O município de Maricá mantém suspensas as aulas presenciais na cidade, sem previsão de retorno, diferente do Rio de Janeiro que inciou as aulas presenciais para o 3º ano do Ensino Médio nesta semana . 

Os alunos do 9º ano do ensino fundamental ao 3 º ano do ensino médio, além dos professores, ambos da rede pública e privada de ensino de Maricá, farão teste para detectar o Covid-19. 

A Secretaria Municipal de Saúde de Maricá realizará a testagem. A Secretaria informou que através dos dados poderá entender o comportamento da contaminação e a imunização na comunidade escolar da cidade. Destacando que somente após a verificação e será possível determinar uma estratégia de retorno às aulas presenciais.

A Prefeitura de Maricá explica que ainda não há data definida para a realização da testagem dos professores das redes pública e privada do município. Ressaltando que a Secretaria de Saúde ainda está estudando um plano de ação para montar a programação de testagem. 

Foi elaborado um plano de retorno às aulas pela Secretaria Municipal de Educação, mantendo as regras de biossegurança. 


Segurança

Para garantir a segurança e saúde do copro discente e docente as salas de aula deverão ser organizadas respeitando o distanciamento de 1,5m entre as pessoas, além disso, manter o ambiente arejado, com as portas e janelas abertas, fazer uso de marcadores de chão para manter o distanciamento, sinalizando rotas na escola e indicar os lugares dos alunos em sala objetivando facilitar o mapeamento em caso de infecção por Covid-19.

Os protocolos determinam que as instituições de ensino deverão ter um local reservado para acolhimento, caso algum aluno ou educador apresente, durante o período na escola, estado febril ou outro sintoma da Covid-19, além de dispensers e/ou frascos com álcool 70% (gel ou líquido) na entrada de cada ambiente. Refeitório e banheiros deverão ter acesso em forma de escalonamento.

O pessoal que trabalha com a alimentação deverão, obrigatoriamente, utilizar máscara de proteção e touca descartável, cobrindo desde o cabelo à orelha, sem uso de adornos, além de não ser permitido o manuseio de celulares e bolsas dentro da cozinha.

Há regras ainda quanto a informação, ou seja, os pais deverão ser informados com duas semanas de antecedência, além do rodízio da turma, horários de entrada e saída.

Fonte:

Deixe seu comentário