Portal da Cidade Maricá

Tiro com Arco

Brasil conquista bronze inédito no mundial de Tiro com Arco

O maricaense Marcus D'Almeida e Ana Caetano derrotaram os sul-coreanos, campeões olímpicos em Tóquio, na categoria duplas mistas

Publicado em 25/07/2022 às 11:00
Atualizado em

Brasileiros fazem história em Medellín e conquistam medalha inédita. (Foto: World Archery)

O Brasil conquistou a medalha de bronze na disputa por equipes mistas na etapa de Medellín na Copa do Mundo de tiro com arco, neste domingo (24).

A dupla brasileira, formada por Marcus Vinicius D’Almeida e Ana Luiza Caetano, derrotou os sul-coreanos An San/Kim Je Deok, atuais campeões olímpicos, por 6 a 2 na disputa de terceiro lugar e coroaram uma participação praticamente impecável.

A bela campanha do Brasil começou ainda na fase de ranqueamento, quando Marcus Vinicius D’Almeida foi o quarto colocado entre os homens e Ana Luiza Caetano foi a 15ª entre as mulheres.

Juntando os dois resultados, eles ficaram na sexta colocação geral.

Já no mata-mata, a dupla derrotou a Espanha e a Holanda antes de ser derrotada por Taiwan na semifinal.

Marcus e Ana foram encaminhados à disputa pelo terceiro lugar, onde tiveram que enfrentar uma pedreira: a equipe da Coreia do Sul, principal potência do tiro com arco.

Toda a fase preliminar aconteceu na sexta-feira (22) e apenas o combate pela medalha aconteceu neste domingo.

Taiwan levou o ouro ao bater os Estados Unidos na final.


Como foi a briga pelo bronze


Apesar do favoritismo dos asiáticos, eles não começaram vem e anotaram três 8 no primeiro set.

Os brasileiros se aproveitaram para vencer o set em 36 a 34.

Na parcial seguinte, os coreanos melhoraram, mas Ana e Marcus foram impecáveis, com três notas 10 – incluindo dois acertos na mosca -, e uma nota 9, e venceram mais uma vez.

Com 4 a 0 no placar, a situação do Brasil ficou bem confortável na partida.

An San e Kim Je Deok fizeram um terceiro set perfeito, marcando quatro notas 10, e levaram diminuíram a desvantagem no placar.

Mas nem isso abateu os brasileiros, que marcaram 38 pontos no quarto set contra 37 dos adversários para vencer e fechar a partida em 6 a 2.

Além de serem ranqueados como cabeças de chave número 1 em Medellín, os adversários dos brasileiros neste domingo também têm o status de campeões olímpicos.

An San e Kim Je Deok representaram a Coreia do Sul na disputa por equipes mistas na Olimpíada de Tóquio, há exato um ano, e conquistaram a medalha de ouro.


Ana Luiza é destaque no individual


Além de se destacar nas duplas mistas, Ana Luiza Caetano foi o principal nome do Brasil na competição individual nesta etapa de Copa do Mundo.

Ela, que tem apenas 19 anos de idade, venceu dois combates e chegou até as oitavas de final. Marcus D’Almeida, por sua vez, foi eliminado ainda na primeira rodada.

Fonte:

Deixe seu comentário