Portal da Cidade Maricá

Turismo

Itaboraí realiza trilha guiada no Parque Paleontológico de São José

Atividade fez parte das comemorações pelo Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro

Publicado em 26/09/2021 às 07:44

Caminhada proporciona integração com a natureza e conhecimento aos visitantes. (Foto: SECOM/PMI)

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro, a Prefeitura de Itaboraí, através da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMAU) realizou, neste sábado (25/09), uma trilha guiada no Parque Natural Municipal Paleontológico de São José, em Cabuçu.

A proposta é que a atividade de Educação Ambiental seja oferecida a população de forma lúdica e didática, em uma trilha ao redor para visitar paleontologia, arqueologia e a geologia.

“O objetivo não é proporcionar um simples passeio, mas aproveitar o parque para fazer educação ambiental e tratar de questões como a flora e a fauna, a escassez de água e a preservação do patrimônio histórico e cultural. É muito importante valorizar os equipamentos históricos e ambientais que temos em Itaboraí. Precisamos fazer com que os munícipes entendam que temos um parque de dimensão mundial dentro do município. Esperamos que as pessoas possam passar a frequentar o local para atividades de lazer e que possam entender um pouco da geologia e da paleontologia”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Jhonatan Ferrarez de Barros.

Os participantes entram na trilha principal da mata e recebem informações técnicas sobre a história do parque, as árvores, os fósseis, as pedras, os animais, conhecem espécies nativas da restinga e algumas ameaçadas de extinção.

A ideia foi contemplar, usar os cinco sentidos, fechar os olhos e escutar os sons da mata, encostar nas árvores, sentir aromas característicos.

A caminhada é precedida por uma pequena palestra com discussão de temas ambientais de relevância atual e sobre as questões que serão abordadas ao longo do trajeto.

O administrador do parque, Luis Otávio Castro, ressaltou a importância do contato da população com o parque.

“A trilha era realizada há alguns anos e estamos retomando alguns serviços ao cidadão, não só a visita guiada das escolas, mas também o centro de recepção a turistas ao parque. Estamos à disposição dos alunos, moradores de Itaboraí, do nosso estado e até do Brasil. Precisamos conhecer a nossa história e estamos aqui para isso. A parte histórica e cultural desenvolvida também é importante”.

A trilha, guiada por servidores da SEMAU, começou com a visita ao museu do parque para conhecer a história do parque e os objetos.

Depois segue onde os guias estimulam os visitantes a irem ao parque e perceberem ali os efeitos da ação humana sobre a natureza.

Também faz parte do passeio uma explicação sobre ciclagem de nutrientes, que mostra como funciona o processo nos ambientes naturais.

Nesta primeira edição da iniciativa piloto participaram pessoas que se inscreveram previamente pela internet.

Um dos pontos altos do passeio é quando o grupo chega até a Bacia Calcária de São José de Itaboraí no final da trilha.

“É uma experiência única sentir esse ar puro, a textura das árvores nas mãos. Tinha vindo aqui há muito tempo e não lembrava o quanto é lindo, adoro essa conexão com a natureza. O parque é lindo e merece ser visitado por todos.”, comenta a agente administrativa Rosângela Raimundo da Silva.

O evento seguiu todos os protocolos contra a disseminação do novo coronavírus, com ambulância disponível para os participantes e a presença dos agentes do Grupamento de Especial de Proteção Ambiental (GEPAM) da Guarda Municipal de Itaboraí.

Anualmente comemorado no dia 21 de setembro, o Dia da Árvore tem como principal objetivo sensibilizar a população acerca da importância da preservação das árvores.

No Brasil, a data foi escolhida devido ao início da primavera, que começa no dia 22 de setembro no hemisfério Sul.

Fonte:

Deixe seu comentário